Pneus

Pneus

O pneu ideal para o seu veículo

Para a escolha correta da dimensão do pneu é importante consultar o manual do proprietário de seu veículo, uma revenda autorizada ou uma loja especializada em pneus. O consultor poderá instruí-lo quanto à dimensão correta, tipo de escultura adequada à utilização, índices de carga e velocidade, entre muitas outras informações importantes para a sua satisfação, principalmente no momento em que será feito “INCH UP” (alteração da roda original por uma de maior diâmetro, mantendo o diâmetro externo do conjunto, igual ao original).

Pneus

Pressões

A pressão de ar sempre será recomendada pelo fabricante do veículo. Consulte o manual do proprietário, calibre seus pneus ao menos uma vez por semana e sempre utilize tampas de válvula, pois são elas que garantem um bom estanque, evitando ainda a entrada de impurezas no interior da válvula (não se esqueça de trocar as válvulas sempre que houver uma nova montagem).

 

Limite de segurança dos pneus

Através da resolução 558/80, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que fica proibida a circulação de veículos automotor com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

 

Rodízio de Pneus

O rodízio de pneus é muito importante para garantir um bom desempenho, aumentar o rendimento e prevenir o desgaste irregular. Se os pneus não forem verificados e o rodízio não for feito, irá aumentar o ruído na estrada, haverá menor economia de combustível e a estabilidade em pista molhada reduzirá. Pneus sem manutenção terão que ser trocados mais cedo.

Tome cuidado quanto ao sentido de rotação ou lado interno/externo do pneu.

Aproveite o momento do rodízio para inspecionar os pneus quanto a pregos, cortes ou outros danos.

Para definir o melhor momento de fazer o rodízio consulte o manual do proprietário do veículo.