Revisão

REVISÃO PREVENTIVA

Dentre os muitos processos realizados para manter os automóveis seguros e protegidos, a manutenção preventiva é um dos mais importantes. Como o próprio termo já define, o procedimento é realizado a fim de analisar e prevenir possíveis problemas técnicos relacionados às peças e vários itens do carro.
Diferente dos reparos necessários quando o automóvel se envolve em um acidente, a manutenção preventiva não é coberta pelo seguro do carro. Por isso, é imprescindível que o proprietário se mantenha atento ao processo, buscando por concessionárias oficiais e centros automotivos de sua confiança.
Durante o procedimento são avaliados alguns pontos específicos do automóvel. Confira abaixo itens que devem constar na revisão preventiva e reduza os riscos de ter problemas com seu veículo.

 

Sistema de freios
Os freios merecem o maior dos cuidados durante a manutenção. O fluido de freio precisar ser substituído 1 vez por ano, enquanto os tambores, pastilhas e discos, a cada 10 mil km.

Óleo lubrificante e filtro de óleo
Manter o óleo sempre renovado, tanto lubrificante como o do filtro, previne o desgaste precoce do motor. A montadora do automóvel ficará responsável pelas datas desta troca, porém, geralmente os prazos estabelecidos variam a cada 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

Filtro de ar
A necessidade da troca do filtro de ar reflete-se, diretamente, na melhora do desempenho do motor e, de quebra, do veículo. Teoricamente, esta troca deve ser realizada 1 vez ao ano. Entretanto, a prática mostra que quanto mais utilizado o carro for, menor será o intervalo entre as trocas.
Filtro do combustível
Outro aspecto importante para o bom funcionamento do veículo é manter o filtro de combustível sempre em dia. Caso contrário, há a possibilidade de sujeiras presentes no tanque do combustível serem deslocadas para dentro do motor. A análise deve ser feita 1 vez a cada 10 ou 15 mil km.

Balanceamento e alinhamento
O balanceamento e o alinhamento são responsáveis por evitar o desgaste precoce. Realizados juntamente ao rodízio dos pneus, ambos os processos mantêm os pneus conservados por mais tempo. É recomendado fazê-los 1 vez a cada 10 mil km rodados.
Pressão e estado dos pneus
Os pneus que são inflados de forma inadequada podem causar rupturas que levam a acidentes. Eles também podem deixá-lo parado na beira da estrada. Além disso, o nível errado pressão nos pneus afeta a sua eficiência de consumo de combustível. É importante verificá-los regularmente e também estar ciente da mudança de pressão dos pneus com base na temperatura exterior. Verifique com o fabricante de pneus para a pressão certa para seu modelo. Aproveite e verifique o estado dos aros, o desgaste dos pneus, e o estado dos mesmos, para identificar possíveis problemas antes que eles saiam do controle.

Velas
Quando o assunto são as velas do motor, é interessante saber que as mesmas não dão sinais de mau funcionamento. Ou seja, mesmo com algum tipo de problema, o motor do automóvel seguirá funcionando perfeitamente. O prazo para a troca das velas é definido pela montadora, diferenciando-se de marca para marca.
Sistema de arrefecimento
É importante realizar a avaliação em todo o sistema do carro. Itens como radiador, reservatório de expansão, fluido e aditivo de radiador devem ser verificados regularmente, conforme a indicação da montadora. Tais ações promovem uma melhor refrigeração e, consequentemente, melhor funcionamento do motor.

Elétrica
A parte elétrica do seu veículo também deve ser frequentemente revisada. Cuide bem da bateria do seu carro e evite transtornos com surpresas desagradáveis na hora de ligar o veículo.
É importante verificar todo o sistema elétrico e as luzes do veículo – se alguma das luzes em seu carro não funcionar corretamente, isso pode ser perigoso, bem como um sistema elétrico com falhas. Certifique-se de verificar os seus piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, seus faróis regularmente.
Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada. É preciso uma quantidade pequena de tempo para verificar essas funções importantes, mas pode economizar dinheiro, combustível e até mesmo vidas no longo prazo.